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da Gestão de Pessoas
Senso de pertencimento: como acolher bem o novo colaborador
Senso de pertencimento: como acolher bem o novo colaborador
14-05-2024O sucesso de uma empresa não se limita apenas à qualidade dos seus produtos, pois o ativo humano é a parte mais importante do negócio. Por isso, a forma como a companhia acolhe seus novos colaboradores desempenha um papel fundamental no senso de pertencimento e em toda essa jornada.
Esse processo de integração e acolhimento, conhecido como onboarding, é mais do que uma simples formalidade burocrática, é um momento crucial para estabelecer o senso de pertencimento do novo membro à equipe e à cultura organizacional.
Qual a importância do onboarding?
Acho que todos já ouvimos a expressão de que ‘a primeira impressão é a que fica’, e o processo de onboarding é justamente isso, passar ao novo colaborador, nos seus primeiros dias na empresa, o senso de ser verdadeiramente acolhido.
E esses impactos positivos se estendem por toda a sua jornada profissional dentro da empresa, ou seja, estão inteiramente ligados ao nível de entrega, comprometimento e bem-estar do colaborador, aumentando sua produtividade e a qualidade de trabalho.
Além disso, o onboarding bem executado não apenas facilita a adaptação desse novo membro à sua função e aos processos internos da empresa, mas também fortalece sua identificação com os valores, objetivos e missão da companhia, confirmando todo o feat cultural que foi previamente identificado no processo de seleção.
Propósito Menu
Aqui na Menu, por exemplo, o nosso propósito é a Paixão por Servir, que vai muito além de entregar um prato de comida. É sobre criar momentos de alegria, nutrir e fazer a diferença para cada pessoa, um prato de cada vez. É sobre o caloroso sorriso de gratidão de um cliente, o aperto de mão sincero de um colega e o sentimento de orgulho que vem de saber que estamos fazendo algo significativo.
Por isso, além de integrar os novos colaboradores aos sistemas e processos operacionais, nós repassamos essa cultura. Apresentamos, antes de tudo, os motivos que nos levam a executar nossas atividades diárias e motivamos que cada um deles espalhe essa mesma paixão em tudo o que fazem, inspirando uns aos outros e fazendo da MENU um lugar verdadeiramente especial para quem trabalha e para quem visita.
Mas, agora, vamos a algumas dicas de como realizar o onboarding de forma eficaz, a fim de despertar esse senso de pertencimento.
Planejamento
É essencial desenvolver um cronograma de onboarding claro e abrangente, que cubra desde os primeiros dias do novo colaborador até os primeiros meses na empresa, para que esse senso de pertencimento realmente seja despertado.
Nesse processo, também é importante designar um ‘mentor’ ou líder para acompanhar o novo colaborador de perto, proporcionando suporte e orientação personalizada.
Além disso, a empresa deve se preparar antecipadamente, organizando o espaço de trabalho, equipamentos e acesso aos sistemas necessários para garantir que a integração ocorra bem e que o colaborador realmente se sinta ‘esperado’ para ocupar o posto.
Cultura organizacional
Falando sobre cultura organizacional, é necessário adicionar ao cronograma do onboarding a apresentação dos valores, missão e visão da empresa de forma envolvente e acessível.
Juntamente com isso, a promoção de interações informais entre o novo colaborador e membros da equipe, incentivando a construção de relacionamentos e redes de apoio, confirmando tudo que foi apresentado sobre a cultura.
E para garantir que a cultura organizacional seja inclusiva e transparente, estabeleça canais de comunicação abertos, onde o novo colaborador se sinta confortável para fazer perguntas, expressar preocupações e fornecer feedback desde o início da sua jornada com a companhia.
Programas de capacitação e integração
Para garantir o senso de pertencimento, o cronograma de onboarding também deve ofertar treinamentos personalizados que abordem tanto as habilidades técnicas necessárias para o cargo quanto os aspectos culturais e operacionais da empresa.
Além disso, é importante incentivar a participação do novo colaborador em projetos ou atividades que permitam uma imersão prática na realidade do negócio, para vivenciar e sentir de perto tudo que foi dito desde a sua chegada.
Acredite, dessa forma é possível inspirar os novos colaboradores e despertar neles o senso de pertencimento desde a sua chegada na empresa!