Cultura organizacional: entenda o que é e qual a importância
Cultura organizacional: entenda o que é e qual a importância
05-09-2023Qual a importância da cultura organizacional para a sua empresa?
Quando o assunto é estabelecer uma marca, atrair e reter talentos e proporcionar um ambiente de trabalho agradável aos colaboradores, o fortalecimento de uma cultura organizacional é muito importante.
E é sobre isso que vamos falar neste post: o que é a cultura organizacional, qual a sua importância e como você pode fortalecer isso na sua empresa!
O que é cultura organizacional?
A cultura organizacional é o que representa a identidade e a personalidade de uma empresa. Ela é composta por um conjunto de valores, crenças, regras, hábitos, tradições e comportamentos que são compartilhados dentro daquele ambiente.
Vale lembrar que a cultura organizacional só é realmente uma cultura quando todos os membros conhecem, entendem e praticam esses conceitos, desde o operacional até a liderança.
Pois isso é o que influencia na maneira em que o ambiente físico é mantido, na comunicação entre as pessoas que fazem parte desse ecossistema e, até mesmo, na forma com que os objetivos e estratégias da empresa são apresentados, executados e cobrados.
Qual a importância da cultura organizacional?
A cultura organizacional influencia em como os membros da empresa interagem entre si, tomam decisões e se relacionam com o ambiente externo, ou seja, todos ‘falam a mesma língua’ e, com isso, tratam os clientes, fornecedores e parceiros de maneira igual.
Imagine que um cliente é atendido por dois colaboradores da sua empresa, e recebe um tratamento diferente. Pelo colaborador A ele é bem recebido e tratado com educação, enquanto pelo colaborador B ele é tratado com desrespeito e desleixo. Além de ter perdido um cliente, você tem a certeza de que na sua organização não há uma cultura clara e eficiente.
A falta de cultura organizacional gera um impacto negativo em vários aspectos, entre eles: perda de credibilidade, clientes, fornecedores, lucratividade, baixo desempenho dos funcionários e, até, perda dos bons colaboradores.
Como fortalecer a cultura organizacional?
Antes de falarmos sobre como fortalecer a cultura organizacional, é bom lembrar que esse é um processo para longo prazo, que precisa de melhorias e empenho contínuos.
O primeiro passo é ter claramente a missão, visão e valores bem definidos, pois isso norteia a cultura e dá clareza ao propósito. Mas não estamos falando apenas daquelas frases que foram definidas na fundação da empresa e estão expostas em murais (físicos ou digitais). É necessário entender como se chegou a esses pontos e adaptá-los para construir algo consistente e que exemplifique a atual situação da companhia.
Essa é a hora de entender os objetivos gerais da organização, e responder algumas perguntas que podem ajudar:
- Qual a mensagem que a empresa deseja passar aos colaboradores?
- Qual a mensagem que a empresa deseja passar à sociedade?
- A gestão é centralizada (tradicional) ou as demandas são delegadas com naturalidade?
- Quais as características que a empresa não abre mão que os seus colaboradores apresentem?
- Qual é o valor agregado do seu serviço ou produto e como isso é apresentado?
Com essas questões bem definidas, devemos lembrar que a formação da cultura organizacional não é algo que será formado por apenas uma pessoa, é preciso ouvir, líderes e colaboradores, assim como clientes e fornecedores, para entender os pontos fracos e, principalmente, os fortes, e saber quais desencadeiam e mantêm o sucesso da empresa.
A partir disso, a cultura organizacional será formada por alguns pilares: política da empresa, relacionamento com os colaboradores, relacionamento com os fornecedores, relacionamento com os clientes e relacionamento com a sociedade.
A base de cada um desses pilares deve possuir elementos bem definidos e que fiquem à disposição de todos a qualquer momento, principalmente dos novos colaboradores, que ao passarem pela integração devem conhecer todos os pontos para praticarem no dia a dia.
Por fim, para que a cultura organizacional da sua empresa seja algo realmente forte, é preciso disseminar todos os pontos que a formam continuamente. Isso pode ser feito na rotina, no tratamento dos líderes com os liderados, em treinamentos do setor de Recursos Humanos (RH) para toda a empresa e na maneira com que a experiência do cliente é vista e tratada por todos.