Início » Qual a importância do RH para uma empresa moderna?

Qual a importância do RH para uma empresa moderna?

30-06-22

A área de Recursos Humanos (RH) é sempre importante para uma empresa, seja ela do porte que for: pequena, média ou grande. Mas você já parou para pensar qual a verdadeira importância e papel do RH para as empresas modernas?

Esse é um ponto de vista muito importante, já que, na verdade, o RH não é responsável apenas pelos processos burocráticos de admissão, folha de pagamento ou rescisão, mas pela gestão e relacionamento da empresa com o colaborador, atuando como um verdadeiro prestador de serviço aos funcionários da empresa.

E se isso já tinha um papel fundamental em organizações de anos atrás, imagine o quanto esse relacionamento é importante nos dias de hoje, com toda a tecnologia e modernidade que chegou às empresas. E é sobre esse assunto que vamos falar neste post: a importância do RH para as empresas modernas.

Retenção de talentos

Em pleno 2022, as empresas têm, em sua maioria, colaboradores da geração Y, ou Millennials, que nasceram entre os anos de 1980 e 1994. Esses profissionais já vivenciaram o crescer em um mundo informatizado, e toda essa digitalização e informação proporcionou a essa e à geração Z (os nascidos de 1995 a 2015) uma gama muito maior de oportunidades.

E você sabe o que isso desencadeou?

A necessidade das empresas em investir nas pessoas – que agora tem muito mais informação e, consequentemente, oportunidades – para reter esses talentos. E quando o assunto são os colaboradores, esse investimento passa pelo RH, que nas empresas modernas ganham mais espaço a cada ano e atuam de maneira estratégica.

Performance

Como já citamos anteriormente, o RH de uma empresa moderna deve ser estratégico, e ter suas atividades e objetivos alinhados em melhorar a rotina do colaborador e ir de encontro com as suas expectativas.

Definir um plano de carreira (cargos e salários)

Implementar benefícios

Investir em ações de endomarketing

Criar um processo de feedbacks

Todas essas questões são capazes de aumentar a satisfação e felicidade do colaborador na empresa e garantir uma melhor performance e produtividade. Por isso, o setor de RH deve se debruçar sobre esses assuntos e encontrar formas de promovê-los e torná-los realidade na empresa.

Comunicação interna

Todo relacionamento necessita de uma comunicação saudável para sobreviver, concorda? No mundo corporativo isso não é diferente! Por isso o RH de uma empresa moderna tem a missão de encontrar um tom de voz e maneiras de se comunicar com eficiência com todos os colaboradores, levando em consideração todas as particularidades de cada.

Mas, além de se comunicar, é importante que o RH também encontre maneiras de engajar os colaboradores nas ações da empresa. Tudo através de uma comunicação assertiva e efetiva.

Auxílio na gestão de equipes híbridas ou remotas

Depois que o sistema de trabalho híbrido ou remoto se popularizou no Brasil, os RH’s das empresas modernas também têm papel fundamental no auxílio da gestão dessas equipes. Esse auxílio pode ser realizado com a comunicação interna, onde o setor pode indicar e disponibilizar uma ferramenta específica de comunicação em tempo real para cada setor da empresa.

Neste quesito, o RH também pode estar desenvolvendo e organizando Procedimentos Operacionais Padrão (POP’s), que ajudarão no desempenho de cada função, bem como de cumprimento das regras em uma jornada de trabalho híbrida.

Juntamente com o líder de cada departamento da empresa, o RH tem o dever de acompanhar e instruir os colaboradores nas questões relacionadas à jornada de trabalho, que geralmente são registradas, nessas empresas modernas, por meio de um aplicativo. 

A verdade é que muitos são os papéis e a importância do RH nas empresas modernas, bem como de todas as suas ações e estratégias para o dia a dia dos colaboradores. Como anda o setor de RH da sua empresa e as estratégias voltadas aos seus colaboradores? Pense nisso!

RH 360º: Um olhar sobre o futuro
da Gestão de Pessoas

Futuro da Gestão de Pessoas

Ações de prevenção ao Covid-19.

Neste momento tão singular, a MENU está acima de tudo, comprometida com a saúde e o bem-estar de todos que nos cercam diariamente.

Diante do cenário da Covid-19, tomamos algumas medidas, entre elas:
1) Intensificamos a higienização dentro dos restaurantes;
2) Nos adequamos às novas normas da OMS, como uso obrigatório de máscaras para todos os colaboradores da MENU durante o deslocamento e horário de trabalho, higienização com maior frequência das mãos e utensílios utilizados na distribuição dos alimentos, distanciamento social dentro e fora do restaurante;
3) Adotamos o álcool 70% no início dos buffets como regra geral, além de reforçar o lavagem de mãos obrigatória no entrada dos restaurantes;
4) Colocamos informativos, com todas as recomendações do Ministério da saúde, inclusive por e-mail e através das nossas redes sociais;
5) Redobramos os cuidados com a saúde de nossos colaboradores, com atenção especial aos públicos de maior risco, como grávidas e idosos.

Além das práticas habituais que sempre garantiram a qualidade de nossos serviços, as medidas acimas – com base nas recomendações da OMS e Ministério da Saúde, nos permitem continuar atendendo os nossos clientes da melhor forma, preservando a saúde de todos.