Início » Pós-pandemia: a expansão do trabalho híbrido e o papel do RH

Pós-pandemia: a expansão do trabalho híbrido e o papel do RH

28-07-22

Uma das principais mudanças causadas pela pandemia da COVID-19, pela qual o mundo inteiro passou nos últimos anos, está relacionada ao mundo corporativo. A expansão do trabalho híbrido é vivida diariamente na maioria das empresas.

Por isso, hoje vamos falar sobre esse assunto. O que é trabalho híbrido? Quais os benefícios aos trabalhadores? Qual o papel do RH nesse modelo? Tudo isso você vai descobrir aqui!

O que é trabalho híbrido?

O modelo de trabalho híbrido é o ‘meio termo’ entre o modelo de trabalho de trabalho remoto e o presencial. O trabalho híbrido permite que o trabalhador escolha os dias que quer trabalhar na empresa e os dias que quer fazer home office, ou seja, trabalhar de casa.

Benefícios da expansão do trabalho híbrido

Não é à toa que a maioria dos colaboradores de uma empresa vibram com a possibilidade do trabalho híbrido, muitos são os benefícios dessa prática. E vale lembrar que eles não destinam-se apenas aos funcionários, mas à empresa também.

Qualidade de vida

O poder de ter a liberdade de escolher os dias que deseja trabalhar presencialmente e os dias que deseja trabalhar remotamente proporciona qualidade de vida e bem-estar às pessoas.

Isso porque, essa flexibilidade vem acompanhada de muitas coisas boas: comida caseira, nada de trânsito na ida ou na volta do trabalho, mais tempo com a família e menos estresse.

Economia

Não precisar se deslocar diariamente ao trabalho e não precisar gastar com refeições fora de casa também resulta em redução de custos no fim do mês. Sem contar com a economia com vestuário e acessórios pessoais, que são diminuídos no período que o colaborador trabalha de casa.

Produtividade

Qualidade de vida, bem-estar, redução de custos e todas essas vantagens e autonomias que a expansão do trabalho híbrido proporciona faz com que a maioria das pessoas fiquem mais felizes e satisfeitas e, consequentemente, produzam muito mais.

Com a produtividade e a satisfação dos colaboradores em alta, a empresa também sai ganhando, pois gera cada vez mais riqueza e consegue cumprir com seus compromissos como empregadora e com seu papel social.

Papel do RH no trabalho híbrido

Levando em consideração que o Recursos Humanos (RH) de uma empresa tem uma função estratégica focada em proporcionar bem-estar aos colaboradores, é inevitável que o departamento seja uma peça fundamental no modelo de trabalho híbrido.

Mas qual o verdadeiro papel do RH? Principalmente ouvir os colaboradores e, a partir disso, encontrar soluções para as suas demandas!

Ou seja, o RH precisa trabalhar ao lado dos gestores para entender quais as maiores dificuldades de cada colaborador em relação ao trabalho híbrido, bem como encontrar e propor ferramentas para medir a produtividade de cada um visando o desenvolvimento pessoal e o crescimento da companhia.

RH 360º: Um olhar sobre o futuro
da Gestão de Pessoas

Futuro da Gestão de Pessoas

Ações de prevenção ao Covid-19.

Neste momento tão singular, a MENU está acima de tudo, comprometida com a saúde e o bem-estar de todos que nos cercam diariamente.

Diante do cenário da Covid-19, tomamos algumas medidas, entre elas:
1) Intensificamos a higienização dentro dos restaurantes;
2) Nos adequamos às novas normas da OMS, como uso obrigatório de máscaras para todos os colaboradores da MENU durante o deslocamento e horário de trabalho, higienização com maior frequência das mãos e utensílios utilizados na distribuição dos alimentos, distanciamento social dentro e fora do restaurante;
3) Adotamos o álcool 70% no início dos buffets como regra geral, além de reforçar o lavagem de mãos obrigatória no entrada dos restaurantes;
4) Colocamos informativos, com todas as recomendações do Ministério da saúde, inclusive por e-mail e através das nossas redes sociais;
5) Redobramos os cuidados com a saúde de nossos colaboradores, com atenção especial aos públicos de maior risco, como grávidas e idosos.

Além das práticas habituais que sempre garantiram a qualidade de nossos serviços, as medidas acimas – com base nas recomendações da OMS e Ministério da Saúde, nos permitem continuar atendendo os nossos clientes da melhor forma, preservando a saúde de todos.