RH 360º: Um olhar sobre o futuro
da Gestão de Pessoas
Gestão de pessoas: quais as tendência de RH em 2023?
Gestão de pessoas: quais as tendência de RH em 2023?
11-01-23Com o fim de um ano e início de outro, é normal fazermos planos para os meses que estão por vir. Com o departamento de recursos humanos de uma empresa não é diferente, geralmente é nesta época que as novas metas são definidas. E sabe o que pode ajudar a planejar isso com mais assertividade? Estar por dentro das tendências de RH para 2023.
O ano novo promete muitas coisas boas, mas é bom lembrar que os desafios ainda continuam no processo de recrutamento e retenção de talentos. Por isso, é importante não apenas conhecer, mas colocar em prática todas as tendências.
Employee experience
Em 2022, muito se falou sobre employee experience, ou experiência do colaborador, e esse assunto estará ainda mais em alta em 2023. Isso porque, as empresas entenderam que o foco não pode estar exclusivamente no cliente, é preciso olhar para quem mantém todos os consumidores.
Os colaboradores buscam cada vez mais companhias que possuam uma cultura de melhorar e aprimorar a experiência deles no dia a dia, proporcionando bem-estar.
Essa experiência refere-se a muitas coisas: boa estrutura para a realização das atividades laborais, política de horários e modelos de trabalho flexível, atrativos para o expediente, benefícios que vão além da remuneração, plano de cargos e salários e tantas outras questões.
Para implementar ou aprimorar essa política de employee experience na empresa, o RH pode fazer constantes pesquisas de clima, além de entrevistas de desligamento, para entender quais os motivos mais comuns que fazem o colaborador deixar a companhia.
Gamificação
Outra tendência que estará com tudo no neste ano é a gamificação, uma espécie de “jogo” onde cada setor e cada colaborador tem metas dentro da empresa e são submetidos a uma gamificação como incentivo para alcançá-las.
A gamificação premia os melhores desempenhos e deve ser medida por meio de KPI ‘s bem definidos. É importante que os colaboradores passem por treinamentos que os capacitem para isso. Com a gamificação, é possível elevar o desempenho ao mesmo tempo que aumenta a satisfação da equipe.
Qualificação de líderes
Os líderes são peça chave e têm um papel fundamental para o crescimento da companhia, por isso a capacitação constante desses profissionais é uma técnica que será ainda mais aplicada em 2023.
Mais do que aprimorar o desempenho individual, as empresas irão apostar em treinamentos que desenvolvam as habilidades conjuntas, para unir todos os setores da empresa a um mesmo objetivo, o que garante a qualidade nas entregas e a agilidade na resolução de problemas.
RH móbile
Tudo na palma da mão e de qualquer lugar. Já vivemos isso há alguns anos e essa tendência está entrando cada vez mais no dia a dia das empresas. Desde o recrutamento, que já começa a acontecer por meio de aplicativos e de forma on-line, até os expedientes em horários flexíveis e de qualquer lugar.
A verdade é que os RHs que quiserem atrair e reter os melhores talentos precisam aperfeiçoar todas essas questões para o próximo ano e oferecer ferramentas para essa gestão de pessoas.
Treinamentos on-line
De encontro a isso, os treinamentos também precisam incluir todos os grupos de colaboradores e serem realizados à distância.
É importante que a capacitação dos líderes inclua essa questão, tanto para que os treinamentos ocorram para eles, como para eles estarem preparados para gerir equipes híbridas.
Diversidade
A diversidade é um aspecto que já chegou na maioria das empresas, e é uma tendência que deve estar ainda mais em pauta no mundo corporativo em 2023.
Neste quesito, diversidade significa proporcionar oportunidades de maneira igualitária a todas as pessoas, independente do sexo, raça, orientação sexual, estilo de vida ou qualquer outro estereótipo que possa excluir ou limitar os processos seletivos.
Agora que você já sabe quais as principais tendências de RH para 2023, é hora de dar atenção à cultura da empresa e revisar os processos, se necessário, para ter sucesso na seleção e na retenção de talentos.