Geração Z no mercado de trabalho: desafios e estratégias

Geração Z no mercado de trabalho: desafios e estratégias

Geração Z no mercado de trabalho: desafios e estratégias

04-09-2024

Quando o assunto é gestão de pessoas, as empresas encontram um grande conflito de gerações e, com isso, um desafio enorme para atrair e reter talentos. Os mais desafiadores, segundo relatório divulgado pelo Great Place To Work, são os profissionais da geração Z.

O Relatório de Tendências de Gestão de Pessoas 2024 mostrou que a Geração Z no mercado de trabalho possui um olhar focado no propósito e na renúncia do estresse e cobranças excessivas, características responsáveis pelo título de ‘desafiadora’.

Mas a verdade é que os gestores de equipes e empresas precisam se adaptar às mudanças do mundo corporativo e aprender a liderar do jovem ao idoso, já que contamos com todas as faixas etárias em uma companhia e precisamos extrair o melhor de cada profissional para atingir os objetivos comuns.

Então, vamos conhecer as características desses profissionais e algumas estratégias que podem auxiliar na gestão da Geração Z no mercado de trabalho. Acompanhe!

Quem faz parte da Geração Z?

Faz parte da Geração Z os nascidos entre 1996 e 2010.

Quais as principais características da Geração Z no mercado de trabalho?

A geração Z tem expectativa de crescimento rápido, por isso valoriza as oportunidades de desenvolvimento e podem se sentir frustrados com planos de carreira que parecem lentos ou sem perspectivas claras. Essa é uma das razões pelas quais a Geração Z prefere feedback constante e imediato, a fim de melhorar seu desempenho e se sentir reconhecida.

Além de crescer rápido, a Geração Z busca o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e pode valorizar mais a flexibilidade do que as gerações anteriores. Políticas de trabalho flexível, como horários ajustáveis e trabalho remoto, são estratégias que esses profissionais valorizam muito.

Outro ponto em que a Geração Z é muito atenta são às questões de diversidade e inclusão, já que esses profissionais esperam que as empresas se comprometam com esses valores e realmente trabalhem isso no dia a dia. Por esta razão, a promoção de iniciativas de diversidade e inclusão genuínas são um diferencial para eles.

Quando falamos em propósito, a Geração Z busca trabalhar para empresas que compartilhem seus valores e tenham um propósito claro além do lucro. Esse é um dos motivos pelo qual as companhias devem desenvolver e comunicar uma missão e valores claros, engajando-se em práticas de responsabilidade social e envolvendo os colaboradores em iniciativas que tenham impacto positivo.

Em geral, a Geração Z traz para o ambiente corporativo um conjunto de expectativas e desafios que refletem suas experiências digitais e sociais. Para gerenciar esses profissionais, as empresas precisam adotar estratégias que promovam desenvolvimento contínuo, flexibilidade, e um ambiente inclusivo e tecnológico.

Ao reconhecer a importância do feedback constante, oferecer oportunidades de crescimento e valorizar a diversidade, as companhias não só atraem e retêm talentos da geração Z, mas também criam um ambiente de trabalho mais dinâmico e inovador.

Lembre-se: adaptar-se às necessidades é essencial para o sucesso futuro, garantindo que a empresa permaneça competitiva e relevante em um mercado em constante evolução.

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