Desligamento humanizado: aprenda como fazer!

Desligamento humanizado: aprenda como fazer!

Desligamento humanizado: aprenda como fazer!

31-07-2024

Desligar um colaborador é sempre um momento delicado para as empresas. Por esta razão, as companhias, cada vez mais conscientes, apostam no desligamento humanizado como uma forma de pensar na employee experience.

O que é desligamento humanizado?

O desligamento humanizado é uma abordagem que visa a minimizar o impacto negativo e preservar a dignidade e o bem-estar emocional do colaborador demitido.

Essa abordagem não diz respeito apenas à comunicação do desligamento, mas é uma estratégia para criar um ambiente mais otimista e amparar o colaborador.

Mas como implementar esse desligamento humanizado na empresa? Entenda a seguir como isso pode ser feito!

Treinamento

Capacite os líderes e profissionais de RH para conduzir demissões com empatia, focando em habilidades de comunicação sensível e gestão de emoções.

Preparação burocrática

Garanta que todos os aspectos práticos da demissão estejam planejados com antecedência, desde a documentação até a logística de saída do colaborador.

Comunicação clara

Comunique claramente os motivos por trás da decisão do desligamento, evitando ambiguidades que possam gerar confusão ou ressentimento.

Ofereça suporte

Forneça ao colaborador desligado informações detalhadas sobre benefícios pós-emprego, como seguro de saúde, planos de previdência e assistência para transição de carreira, assim como os detalhes sobre a orientação de recolocação profissional.

Respeito à dignidade

Escolha um local privado e tranquilo para realizar o desligamento, assegurando que o colaborador se sinta respeitado durante todo o processo.

Demonstre empatia

Mostre empatia genuína ao ouvir as reações e preocupações do colaborador demitido, demonstrando compreensão e oferecendo suporte emocional também, se necessário.

Manutenção do contato

Mantenha o contato com o colaborador desligado, demonstrando real importância sobre o momento e oferecendo suporte contínuo durante o período de transição.

Melhoria contínua

Escute o colaborador desligado e utilize os feedbacks recebidos para identificar áreas de melhoria, tanto no dia a dia da empresa quanto nos processos de desligamentos, a fim de implementar os ajustes necessários.

Lembre-se: em um mercado de trabalho cada vez mais voltado para a valorização do capital humano, entender e implementar práticas de desligamento humanizado não apenas reflete uma cultura organizacional mais ética e responsável, mas também fortalece a reputação da empresa no meio corporativo e na sociedade.

RH 360º: Um olhar sobre o futuro
da Gestão de Pessoas

Futuro da Gestão de Pessoas Veja mais conteúdos como este

Fique por dentro das novidades

Quer saber mais sobre Restaurante Corporativo?

Basta preencher o formulário acima com seu nome e e-mail!

Onda