Como criar um ambiente de trabalho feliz?

Como criar um ambiente de trabalho feliz?

Como criar um ambiente de trabalho feliz?

27/10/2023

Como criar um ambiente de trabalho feliz?

A experiência do colaborador, bem como a felicidade no trabalho é um dos assuntos mais debatidos e comentados nas empresas hoje em dia. E não apenas entre os líderes e gestores, os funcionários trocam experiências entre si e têm como essenciais, na hora de aceitar uma oportunidade ou permanecer no emprego, alguns aspectos que levam a essa tal felicidade.

Aí é que começa o desafio do Recursos Humanos (RH) e da liderança da empresa, que juntos devem pensar e implementar políticas e práticas que criem um ambiente de trabalho feliz, com respeito, diversidade, autonomia, reconhecimento e flexibilidade.

Para te ajudar a alcançar isso, aqui estão algumas dicas para transformar o ambiente corporativo e alcançar resultados incríveis com o seu time!

Missão, visão e valores

Antes de qualquer coisa, é importante que a empresa tenha claramente definidos a sua missão, visão e valores, pois isso é o que pauta todas as coisas, principalmente a cultura da companhia, a cultura organizacional, e passa pelo recrutamento e seleção.

Ou seja, com a cultura da companhia bem definida, é importante que o RH tenha atenção na hora de contratar e garanta que os colaboradores tenham feat cultural com a empresa, pois a felicidade no trabalho começa com a identificação.

Positividade

Um ambiente de trabalho positivo contribui significativamente para a felicidade do colaborador. Por isso, a empresa deve criar o hábito de comemorar pequenas vitórias, compartilhar histórias de sucesso, treinar e ajudar os colaboradores a vencerem seus desafios e enxergarem nos erros oportunidades para crescer.

Além disso, incentive-os a serem gentis com os colegas e a cultivar relacionamentos saudáveis dentro e fora da empresa.

Reconhecimento

Faça com que os colaboradores sintam-se valorizados e reconhecidos pelo seu trabalho. Isso pode ser feito por meio de benefícios, remuneração extra, pequenos mimos e feedback positivo, com relatório dos pontos fortes e novas metas.

Quando os líderes estabelecem metas e incentivam a participação do colaborador em projetos específicos, passam a informação de que o colaborador é capaz e de que a gestão da empresa confia nele.

Então, com certeza essas pequenas mudanças e implementações aumentam a motivação e a satisfação, culminando na felicidade no trabalho.

Equilíbrio

Incentivar a equipe a buscar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal é extremamente importante quando o assunto é felicidade no trabalho, pois pessoas sobrecarregadas, que estão sempre sob pressão e não conseguem aproveitar o seu tempo para a família, os amigos, algum hobbie ou descanso, estão fadadas ao burnout e, consequentemente, à infelicidade.

Para incentivá-los, adote jornadas mais flexíveis e adequadas à realidade de cada um, ofereça auxílio-creche, plano de saúde e auxílio-cultura, por exemplo. Além disso, organize eventos em datas comemorativas onde a família possa desfrutar e participar junto.

Conclusão

Reter ou conquistar bons profissionais passa pela tarefa de transformar os colaboradores felizes no trabalho. Isso é o que vai impactar diretamente nos resultados da empresa e na visão que os clientes têm da companhia.

Agora, é hora de colocar a ‘mão na massa’ e começar a implementação dessas e, quem sabe, outras pequenas ações, capazes de trazer resultados gigantes. Boa sorte!

Fique por dentro das novidades

Quer saber mais sobre Restaurante Corporativo?

Basta preencher o formulário acima com seu nome e e-mail!

Onda